08 dezembro 2010

Viagem na minha rua

Hoje é uma rua sem trânsito, pedonal, como se diz agora. Não o foi sempre e espanto-me como até ali cabiam imponentes carros que levavam as mães até às janelas, clamando perigos iminentes.
A calçada continua gasta, as pedras redondas ali estão, eternas, mas as portas das casas, para nós inacessíveis, encimando degraus majestosos, têm agora o batente à altura da minha mão.
A rua ficou alheia ao circuito dos meus dias e do meu olhar, mas é ele que me conduz de novo ali, numa viagem de memória. Nela sinto o recordar tumultuoso do cheiro da sopa quente vindo de cozinhas agora secas; lembro os encontros e desencontros com polícias ágeis, perseguidores de bolas e meninos, e hoje velhos asmáticos sem farda nos bancos da praça.
Ao peso da cor daquela experiência, quis até o meu corpo mudar de forma e tom, procurando a impossível transformação do regresso à infantil dimensão que deixasse a rua alargar, os carros buzinarem de novo, os degraus crescerem e as mães serem, outra vez, ouvidas.


7 comentários:

joao madail veiga disse...

eu é mais bolos,que é como quem diz,favas guisadas com presunto.
mas cada um é como calha ser.
está bem, gostei da escrita.

César Ramos disse...

Paulo,

Este texto, pela elegância da escrita, ou por retratar tão bem o que é a Vida, é prosa elevada a poema de grande beleza.

Obrigado.

Um abraço
César

clara disse...

Está lindíssimo, Paulo.

Keila Costa disse...

Coisa mais linda Paulo! Essas cenas e lugares que nos vêm à memória e que sempre, a despeito de todas as mudanças, estarão lá de certa maneira 'inesquecidas'...
Beijo

Paulo disse...

joão madail veiga, favas guisadas também eu!Ou robalinhos grelhados pescados na hora, mas isso é outra escrita... esta não enche tanto mas, em tempo de crise, não se limpam canetas (nem garfos). Abraço e apareça mais!!

César, obrigado sou eu. Pelas palavras e pela presença amiga. Grande abraço.

Clara, "há horas felizes" como diz o outro. È preciso é ir buscá-las ao baú. Beijinho

Keila, olá. Como disse antes, está "lá" tudo. O trabalho é ir buscar e passar à escrita. Às vezes resulta :):). beijo

manuela disse...

Sempre elegante, Paulo. Na escrita, nas atitudes.

Um bjo

(tenho que ver se encontro a minha password para entrar aqui identificada)

Paulo disse...

manuela, obrigado.