10 julho 2010

Paisagem com jazz e lago ao fundo


Há dias assim nas vidas. Desde sempre sentidos, muitas vezes adiados, sempre sonhados, mas, geralmente, arrumados no baú do "qualquer dia vai ser".
De repente, numa inesperada curva do tempo, estamos lá, onde a fantasia tanta vezes nos levou, e descobrimos na realidade a completa superação da mais improvável ficção.

Montreux é uma cidade junto a um lago deslumbrante. Há uma  estonteante beleza nesta água e na forma leve como toca os jardins das casas. Em cada Julho,desde 1967, as suas margens relvadas enchem-se com a magia do jazz.
 O tempo e a força da música fez com que por aqui passassem Miles Davies, David Bowie, Ray Charles, Herbie Hancock, e também Prince ou Phil Collins. Assim, a música, naturalmente - como o Lago faz à cidade - abraça e estende-se por outros caminhos.
Este ano, sob um calor tórrido, o Jazz fez até o precurso inverso e "regressou" ao que podem ser as suas raízes africanas.
 Angelique Kidjo, num "Tributo a Miriam Makeba", fez os sonhos do viajante valerem a pena, nesta fantástica noite de verão.

*
* Angelique Kidjo, Summertime (gravação de 2008)

2 comentários:

clara disse...

Suiça é qualidade de vida, é tudo fantástico, os prados são verdes, as crianças loiras, as pessoas cultas, as ruas limpas, as casas floridas, os cães educados, os autocarros de minuto a minuto,enfim, se não fosse o maior off-shore do mundo, seria perfeito.
Um grande festival.Música, sempre.

Paulo disse...

Clara, a Suiça (já) não é só isso. Embora os cães continuem educados e as casas floridas, há, para desgosto de alguns, cada vez mais crianças que não são loiras e que até são ruidosas e brincam na relva. É um lugar em mudança, onde a música invade as ruas e muita gente vestida com roupa exótica e bizarra se passeia abraçada a outros que nem por isso... Bjinho