02 julho 2010

O meu amigo Tom

Em 1835, eu e o cometa Halley viemos a este mundo. O cometa volta no próximo ano e é com ele que eu espero partir. Não aproveitar a viagem seria a maior desilusão da minha vida. O Todo-Poderoso terá dito certamente: "Eis dois fenómenos bizarros e inexplicáveis. Vieram juntos e hão-de partir os dois." (Mark Twain, 1909)


A adolescência é o território de excelência para a construção das amizades. A minha entrada nesse espaço enigmático foi feita na companhia de muita gente. De alguns, de carne e osso, que ainda por aí andam, já aqui falei. Outros, feitos das efabulações de quem tinha na leitura uma porta aberta ao mundo, ficaram lá, dentro das páginas que lhes deram vida.
Tom Sawyer foi um deles. Com ele, Mark Twain levou-me às mais fantásticas aventuras num tempo em que o sonho era ainda um começo.
Descobri-o hoje numa nova edição, lavado e bem penteado, um pouco à revelia de Tom, mas com o uso e as leituras, será de novo o meu amigo daquele tempo.

Sem comentários: