04 fevereiro 2010

As revoltas da Madeira, quando o povo não brincava ao Carnaval



A 4 de fevereiro de 1931,celebram-se hoje 79 anos, os madeirenses revoltaram-se num movimento que ficou conhecido como a Revolta da Farinha.
Esta revolta foi seguida, cerca de um mês depois, pela chamada Revolta da Madeira um dos primeiros fortes movimentos de massas contra a ditadura saída do 28 de maio de 1926.
Na origem da Revolta da Farinha esteve um Decreto de Janeiro desse ano (1931), que estabelecia o monopólio da moagem e que ficou, então, conhecido como o "Decreto da Fome".
Este diploma entregava a importação de trigo e farinhas para a região, até aí livre, a um grupo monopolista de moageiros.
A contestação popular começou com uma grande manifestação pública em 29 de Janeiro.
A 4 de Fevereiro, a divulgação na imprensa da decisão do governo da ditadura levou à rebelião popular, originando motins de rua que duraram até ao dia 9, tendo a repressão provocado 5 mortos e muitos feridos.
Do governo central chegou no dia 9 uma força militar para a região com poderes especiais, discricionários, para realizar prisões e deportações.
A revolta foi esmagada, mas todo o terror repressivo desencadeado levou a que em Abril surgisse a Revolta da Madeira com a criação de um Governo democrático que governou, até se render, entre 11 de Abril e 2 de Maio.

3 comentários:

Ana Paula Sena disse...

Muito obrigada, Paulo :)

É bom aprender, e aqui é um facto que isso acontece.

Um abraço

clara disse...

Olha, não me lembrava, ou não sabia.
Obrigada.

Paulo disse...

Ana Paula, obrigado, eu :).
O que (infelizmente) aprendemos com a história é que são sempre os mesmos a sofrerem e os mesmos -ou os seus herdeiros - a fazê-los sofrer ( e isto não tem nada a ver com as finanças regionais...).
Clara, vamos esquecendo...