18 fevereiro 2010

Despontando


Não gosto que me tirem as coisas do sítio
O sítio pode ser o Mundo ou o meu País
A minha cidade o bairro a rua a casa
Os papeis da secretária os talheres da gaveta
A coleira do cão os óculos de ver ao perto
Nem os óculos de ver ao longe
Isso então nunca ah nunca
Sou dona do meu olhar
E o que vejo está lá
Não me desarrumem a cidade
Por favor

Citando Arsélio Martins:
O que se vê de Aveiro, do mesmo modo se vê dos outros lugares. Tentamos ler e escrever do nosso ponto de vista. Tanto pode ser diferente como igual ao ponto de vista dos outros, quem quer que sejam. Não lutamos pela diferença nem pela igualdade na escrita. Interessam-nos outras igualdades e respeitamos muitas diferenças, mas nem todas.


7 comentários:

Paulo disse...

O combate que encabeças, Clara, não é só de Aveiro. É uma contenda contra o mau gosto,a prepotência e os arranjos que o chamado "poder autárquico", enquanto expressão de arranjos e conluios e tráficos, costruiu e constrói neste país.
Todos temos de despontar porque, agora, somos todos aveirenses.
Força!

Anónimo disse...

.... è insuportável , o meu país , cheira muito e mal e não sabe a nada!
um abraço , Clara
____________ jRmarto

relogio.de.corda disse...

Passei por aqui e li.Combate?arranjos?poder autárquico?
É alguma coisa grave?

clara disse...

Obrigada, Paulo e Josè Marto.
Relógio de corda: vá ao bogue http://osamigosdavenida.blogs.sapo.pt
Aí encontrará informações sobre uma horrenda ponte que querem fazer no sítio mais bonito de Aveiro.
Ou então procure no facebook a causa:
Não à Ponte Pedonal Rossio- Alboi noCanal Central de Aveiro.
Obrigada.

C. disse...

Lá se vai o ex-libris da cidade!
Guarda os postais antigos, Clara, que é para não perdermos a memória da entrada na Avenida, com os moliceiros a bambolear.
Quero ver como é que eles passam para o lado de cá... terão de lhes cortar os mastros....oups!
É o "progresso".

Beijinho

clara disse...

A PONTE QUE SEPARA A CÂMARA DA OPINIÃO PÚBLICA (DIÁRIO DE AVEIRO)
extracto da notícia do Diário de Aveiro
'No debate promovido pelos “Amigos d’Avenida” gerou-se um consenso na construção de um edifício na Praça Joaquim Melo Freitas e um desacordo na escolha da ponte no Canal Central
A opção pela localização da futura ponte pedonal, que irá atravessar o Canal Central, deveu-se a um abaixo-assinado promovido pelos comerciantes do lado do Alboi, interessados em captar clientes provenientes do lado do Rossio, uma zona de maior circulação de pessoas, explicou o presidente da Associação Comercial de Aveiro, Jorge Silva, num debate sobre aquela obra, promovido pelo movimento cívico “Amigos d’Avenida”.
Mas a ponte está a dividir as opiniões em Aveiro, o que ficou bem expresso no debate realizado anteontem à noite, onde não faltaram muitas críticas à escolha da Câmara, principalmente devido ao local onde a ponte será construída, no Canal Central, que é o ponto mais relevante da imagem turística e da história da cidade. Responder positivamente ao abaixo-assinado para “satisfazer” um grupo de “invejosos é um crime”, disse o arquitecto Pompílio Souto.
A Câmara não participou neste debate. Mesmo assim, o encontro terminou com um recado para a Câmara Municipal enviado por uma “assembleia de cidadãos”, como classificou José Carlos Mota, dos “Amigos d’Avenida”. Para a autarquia segue uma “mensagem para que a Câmara dê conhecimento e mais informação das tomadas de decisão”, pois “há a vontade dos aveirenses conhecerem melhor os processos”.
(Ler artigo completo na edição em papel)

clara disse...

AVEIRENSES TÊM DÚVIDAS QUANTO À NOVA PONTE PEDONAL (PÚBLICO)
'O projecto da nova ponte pedonal sobre o Canal Central da Ria de Aveiro, que ligará as zonas do Rossio e Alboi, não reúne consenso entre os munícipes. Levantam-se dúvidas quanto à necessidade da construção desta travessia e quanto ao desenho da infra-estrutura, assinado por um prestigiado gabinete de engenharia inglês. Essas mesmas questões ficaram patentes num debate público promovido, anteontem à noite, pelo movimento cívico Amigos da Avenida'.
ler notícia aqui