03 maio 2010

Em letra de Imprensa


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

A liberdade de expressão está consagrada no Artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Uma imprensa livre é, portanto, um factor essencial da liberdade e igualmente importante na protecção de todos os Direitos Humanos.
No entanto, pelo mundo, tanto na guerra como na paz, poucos estados levam a sério suas obrigações a respeito do assunto. Em situações de conflito, tais como os do Iraque ou do Afeganistão, mais que oferecer protecção face aos sérios perigos que os jornalistas enfrentam, as autoridades restringem a capacidade desses profissionais para informarem livremente.

O Prémio Unesco-Guillermo Cano de Liberdade de Imprensa é atribuído, este ano, a Mónica González Mujica. Esta jornalista chilena foi presa e torturada várias vezes, há cerca de 25 anos, quando retomou uma reportagem de investigação sobre a ditadura militar no Chile, trabalho que interrompera após o golpe militar de 1973 e pelo qual fora obrigada a passar quatro anos no exílio.

No ano passado, a UNESCO condenou os assassinatos de 77 jornalistas, a maioria dos quais não era vítima de guerra, mas repórteres que faziam a cobertura de notícias locais.
Sabemos que isto existe. Como sabemos, também, que uma maior liberdade deve conduzir a uma maior consciência e responsabilidade. Livre, mas também livre dos interesses do sistema. No jornalismo, como em tudo o que seja a busca da verdade.

Sem comentários: