14 janeiro 2010

O Haiti, agora, é só ali



Nos anos 90 decorria no Brasil uma campanha de ajuda humanitária ao Haiti, após um furacão ter devastado aquele país das Caraíbas.
Caetano Veloso e Gilberto Gil fizeram esta música (álbum Tropicália II) onde utilizavam a campanha para chamar a atenção da situação de miséria em que, também no Brasil, milhares e milhares de cidadãos viviam. Problema, aliás comum a milhões seres humanos no planeta inteiro, designadamente no hemisfério sul.
Hoje, entretanto,o Brasil está na primeira linha de apoiantes ao Haiti e toda a ajuda que o mundo ali fizer chegar será pouca para aquele povo martirizado. Porque, agora, o Haiti é ali...
Fica, no entanto, o grito de alerta para a necessidade de tirar da miséria extrema milhões de cidadãos que vivem noutros pontos do globo numa situação de intolerável indignidade para qualquer ser humano.
É que o Haiti não é só ali
(Entretanto, hoje mesmo um comentador com responsabilidades dizia na RTPN que na Tailândia o aparecimento do Tsunami - ao contrário do Haiti - tinha sido favorável já que tinha "limpo" o terreno de todos os feridos, ultrapassando assim as dificuldades de apoio logístico que, inevitavelmente, iriam surgir. .. Abjecto)

2 comentários:

C. disse...

Vi há momentos o vídeo da actuação do Caetano, creio que foi em Brasília, em que ele canta este "rap". (http://www.youtube.com/watch?v=ApqXyzRcIXk)

Muito bom, mesmo. Como o texto deste post. A miséria... é já ali. Mas está muito pó e não se vê bem, não é? Caramba, não há maneira de inverter este estado de coisas?

Beijinhos

clara disse...

Um grande louvor às equipas internacionais que os vão socorrer. Trabalho difícil, esse. Estão sujeitos a mil e uma doenças e a ter que conviver com a miséria mais extrema, com a violência, a fome.