08 janeiro 2010

Sem Abrigo

Ser sem abrigo, hoje, não é simplesmente não ter onde dormir. É mais do que isso, já que alguns se recusam a ser recolhidos, por não quererem cumprir regras, ou porque já estão sem discernimento para tomar decisões. Ser sem abrigo, hoje, é mais do que isso, é um fenómeno urbano, uma postura de desistência, um desafio.
Haverá, no entanto, diversas razões, certamente, múltiplas posturas, conforme a idade, a história de vida, ou as razões próximas que levaram a essa renúncia. Alcoolismo, dependência de drogas, vício de mendicidade, confusão mental.
Uma jornalista francesa resolveu disfarçar-se de sem abrigo e foi viver essa experiência durante uma semana. É um relato pungente, doloroso, incrédulo dos diversos sofrimentos e solidões, violências e solidariedades que foi testemunhando.
Há uma coisa de que tenho a certeza: ser sem abrigo não é, certamente, ser feliz.

5 comentários:

F disse...

Vi essa reportagem na TV há bastante tempo. O que mais fez aflição à jornalista é o facto de ninguém olhar os sem abrigo nos olhos. Deve ser terrível.

MJ FALCÃO disse...

Terrível! Não surpreende infelizmente. Vi ontem na Rai 1 (italiana) a vergonha em que vivem os extracomunitários numa zona do sul (a Calábria) e as reacções racistas (não há outra palavra) e este racismo revela ignorância, falta de "ilustração", pobreza mental das pessoas da terra,escandalizadas, indignadas, ofendidas por aquele desgraçados -que vivem como animais, entre casas de cartão, pneus e todo o lixo possível para se agasalharem, verdadeiros escravos do séc XXI, se terem revoltado! Depois de "alguém" ter disparado sobre eles, vieram para a rua e partiram tudo! Sem comentários...

Marta disse...

aqui, Clara, pode ler um mini depoimento de um sem-abrigo.

sim. não deve ser fácil.

uma questão que fganha ainda mais "actualidade" neste Ano Europeu de combate à pobreza e à exclusão social.

http://www.flashrede.blogspot.com

clara disse...

Obrigada, F, MJFalcão, Marta.
Este é um fenómeno dos nossos tempos que nunca pensei vir a testemunhar. Este e os terroristas suicidas são acontecimentos que nunca na vida pensava que iriam povoar os nossos dias.
Que mais irá acontecer?
O Mundo melhorou em tantas coisas, mas aparecem assim situações intoleráveis a par com o crescente desenvolvimento tecnológico que, pelos vistos, não resolve coisa nenhuma.
Abraço.

César Ramos disse...

Clara,

O Mundo é que não tem melhoras.E caminhamos para muito pior. Havemos de ter uma élite social sofisticada a viver numa atmosfera de luxos à parte dos que sobraram, que serão companheiros de esgoto das ratazanas...!

Não são só os de hoje!
Terroristas suicidas foram também os pilotos japoneses Kamikase... terroristas não suicidas, são os 'snipers'!
Mas, ambos não falhavam(nem falham) o alvo.

Temos terroristas por todo o lado, até de expressão verbal! não sei é se serão suicidas,... mas acho que também não vão escapar, pois vejo-os, por vezes, a darem tiros nos pés...

Cumpts

César