26 agosto 2009

algumas tristezas não são de espanar*


O relatório recentemente divulgado por um Grupo Canadiano de defesa dos direitos da Criança, Hard Work, Little Pay and Long Hours ,revela que milhares de crianças no Malawi trabalhando em campos de tabaco estão a sofrer de intoxicação por nicotina (Green Tobacco Sickness) devido ao contacto com a folha de tabaco.
Considera o estudo que estas crianças, muitas vezes a partir dos 5 anos, têm uma absorção cutânea de nicotina de cerca de 54 miligramas, o equivalente a 50 cigarros por dia.
É conhecido que a Doença de Tabaco Verde tem uma gravidade muito maior em crianças, dado não terem desenvolvido qualquer mecanismo de tolerância à nicotina. Nestas crianças tudo se agrava devido à sua pequena estatura e debilidade física.
O relatório enfatiza a necessidade de haver uma mobilização mundial no sentido de se exigir que as companhias multinacionais respeitem os direitos humanos básicos quanto à forma como são explorados os trabalhadores dos campos de tabaco e, sobretudo, os direitos das crianças num país onde a mais extrema miséria leva a que cerca de 80.000 meninos e meninas trabalhem em condições sub-humanas, mais de 12 horas por dia, a troco de 17 cêntimos.
Estas crianças vivem e sofrem em silêncio, mas o seu silêncio é um grito ensurdecedor.

* Ondjaki in Materiais para a Confecção de um Espanador de Tristezas, Caminho Poesia 2009
Foto aqui

3 comentários:

Bruce disse...

É de facto um problema gravíssimo... a riqueza concentra-se em algumas figuras poderosas enquanto que o resto da população tem que rastejar para conseguir uma espécie de sobrevivência.

Muito triste mas muito real...

Paulo disse...

... e há que falar dele, para que não se silencie. Obrigado, Bruce

Marta disse...

... uma voz que conheci graças ao Marcas...e que passei a admirar.
muito.
obrigada. sempre.