02 dezembro 2009

Deana Barroqueiro


Deana Barroqueiro retira do Velho Testamento todo o trajecto feminino, de mulheres que aprenderam a ser fortes na sua aparente fraqueza, narra as brutalidades a que eram submetidas, num mundo de crueza masculino, aprendendo com a malícia e sensualidade que a autora descreve com elegância e mestria.
São dois Livros: "Contos Eróticos Do Velho Testamento" e "Novos Contos Eróticos Do Velho Testamento (livros Horizonte).

Conheci Deana na apresentação do seu último livro " O Espião De D. João II", uma lição vivíssima e cheia de conhecimento, sobretudo da Época das Descobertas. Irreverente, bem humorada, tem-nos surpreendido com os seus já muitos livros sobre a nossa História.
Começou por ser professora,dinâmica e criativa, e , durante muitos anos levou os alunos a conhecer empenhadamente as épocas e as figuras mais marcantes.
Deana Barroqueiro nasceu em 1945, em New Haven Connecticut, Estados Unidos. Veio para Portugal em criança e viveu sempre em Lisboa. 

2 comentários:

Paulo disse...

Não tinha nenhuma referência de Deana Barroqueiro. Há tempos li extractos do último livro numa livraria e não fiquei muito cativado...mas o Afonso de Paiva e Pêro da Covilhã são dois dos meus heróis da formidável época de D.João II. Suponho que a obra tenha a ver com eles, por isso voltarei a dar atenção.

clara disse...

Tem tudo a ver e ...vem aí o Natal.