16 fevereiro 2009

Portugal de Sucesso


Dívidas forçam Manuel Fino a entregar 10% da Cimpor à CGD

"O empresário Manuel Fino, principal accionista da construtora Soares da Costa, está prestes a entregar cerca de metade da participação de 20,3% que tem na Cimpor à Caixa Geral de Depósitos (CGD), como forma de liquidar parte do empréstimo de várias centenas de milhões de euros que contraiu junto do banco público.
Ao que o Negócios apurou, o investidor vai saldar parte da dívida contraída para comprar acções através da entrega de cerca de 10% da cimenteira à CGD.
No entanto, o acordo de reestruturação do financiamento dá a Fino o direito de, a qualquer momento nos próximos três anos, recomprar aquela participação.
Durante este período, o banco não pode vender as acções. O entendimento entre a Investifino, "holding" pessoal de Manuel Fino, e a Caixa ficou fechado na semana passada e deverá ser formalizado através de um contrato de dação em pagamento, a celebrar nos próximos dias.
O acordo pressupõe que os 10% da Cimpor sejam avaliados, para efeitos desta cedência de titularidade, acima do actual valor de mercado que ronda os 250 milhões de euros, soube o Negócios. "

...... Ou seja, o "investidor" passa todo o risco de mercado das suas acções para a CGD. Se a Cimpor cair mais de 90% nos próximos 3 anos, a CGD assume a perda sem poder mexer nas acções. Daqui a 3 anos a CGD dá ao "investidor" novo crédito e ele recompra as acções.
A cumplicidade entre as Administrações das Instituições públicas (CGD) e os (chamados) investidores, a corrupção o compadrio e o tráfico de influências aceleram a queda a pique da economia(zinha) que temos....
( Filipe, obrg.)

Sem comentários: