13 outubro 2009

Horror na Dinamarca


Escrevo este texto com a cor do sangue derramado dos golfinhos Calderon.
Passa-se na ilha Feroe, na Dinamarca, terra de gente supostamente civilizada. Os matadores são essencialmente jovens que fazem deste acto uma passagem à idade adulta, num ritual iniciático afirmativo de virilidade.
Os golfinhos são esfaqueados até se esvaírem em sangue, lentamente. O mar fica vermelho e todos assistem, ou participam nesta crueldade.
Como se sabe, diz-se que estes animais são os mais inteligentes e afectuosos de todos. Aproximam-se do ser humano para o saudar e brincar.
Por favor, divulguem esta barbárie.


6 comentários:

Austeriana disse...

Isto é uma coisa inacreditável. Só a imagem já é aterradora.
Uma amiga deu-me conta deste cenário através de um clip. Nem lhe conto.
Carnificina monstruosa.
Ritual iniciático da estupidez.

Paulo disse...

Horroroso, Clara. Mais uma manifestação "cultural" feita em nome da tradição. Significativo que a União Europeia, sempre tão pronta em proibir, dos enchidos às tripas, assista a uma selvajaria destas sem pestanejar. É obrigatória a indignação.

Paulo disse...

... e o silêncio do Green Peace? e os Partidos Ecologistas no Parlamento Europeu?... Vergonha.

C. disse...

Um horror. Espero que sejam tomadas medidas. O mais chocante, ainda, é o motivo que os leva a perpetuar o ritual. Será que isto é para gáudio das jovens moças que, assim, já podem escolher o seu guerreiro viking "acabado de fazer"?
Só me lembro de uns versos do Olavo Bilac, vá-se lá saber porquê:

"Ei-los! A erva, aos seus pés, mirra. De sangue cheios/ Turvam-se os rios. Louca, a floresta farfalha.../ E ei-los, - torvos, brutais, cabeludos e feios!"

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

È impossivel ficar indiferente , como indiferentes estão União Europeia e o Green Peace , como disse o Paulo . Bem hajam pela petição que está à mão ... Todas as embaixadas da Dinamarca na Europa deveriam receber emails com imagens , telefonemas , cartas , petições ... O que esconde o desenvolvimento e a tradição social democrata ...
Quando uma sociedade precisa de sangue para revitalizar grupos , e rituais de passagem , está doente no cerne ... Só a chacina permite a passagem , então é violenta em extremo , só encontra esta saída , qualquer dia são as pessoas ...
Bem hajam !
___________ JRMARTo

clara disse...

Pois é, gente, toca a assinar a petição. Obrigada, C,Paulo,Zé,Austeriana.
A imagem é arrepiante, mas ainda há mais, só que tinha que escolher uma.
Os golfinhos, antes de morrerem, lançam um grito como se fossem humanos. São uns animais incríveis e isto é mesmo insuportável.