04 março 2009

Espaço Público

O «debate» é necessariamente «fulanizado», o que significa que a personalidade social dos interlocutores entra como uma mais-valia de sentido e de verdade no seu discurso. É uma espécie de argumento de autoridade invisível que pesa na discussão: se é X que o diz, com a sua inteligência, a sua cultura, o seu prestígio (de economista, de sociólogo, de catedrático, etc.), então as suas palavras enchem-se de uma força que não teriam se tivessem sido escritas por um x qualquer, desconhecido de todos. Mais: a condição de legitimação de um discurso é a sua passagem pelo plano do prestígio mediático - que, longe de dissolver o sujeito, o reforça e o enquista numa imagem «em carne e osso», subjectivando-o como o melhor, o mais competente, o que realmente merece estar no palco do mundo.
José Gil, in 'Portugal Hoje - O Medo de Existir' (aqui)

É de indiscutível actualidade e interesse a análise de José Gil sobre o "espaço público", ou seja, aquele que nos é trazido pelos jornais, rádios e tv. Porque num País com o grau de iliteracia que temos, é nessas fontes que, duma forma geral, se forma a opinião pública. Esta, é cada vez mais condicionada, manipulada e levada a ser oque em cada momento interessa a quem detém o poder sobre os mídia. E se o que interessa é ter uma visão de nós assente na infelicidade de sermos pequenos e periféricos, infelizes e sem reacção na sucessão de amargas e injustas derrotas, então seja essa a imagem a dar, a receber e a construir. Sobretudo porque essa é uma cultura propícia a sonhar com providenciais salvadores.

Por isto é tão necessário conhecer as opiniões que outros têm de nós. Aqui fica o convite para conhecerem duas reportagens surgidas há alguns meses no Canadá e em França, respectivamente, e que por cá só foram divulgadas na blogosfera... (creio)

E vejam se algum dos protagonistas destas histórias ("The little nation that could go green - and is" e "La révolution solaire passe par Amareleja") é vosso conhecido da tv, da rádio ou dos jornais...

http://www.cbc.ca/mrl3/8752/news/features/durham-portugal081020.wmv

http://www.youtube.com/watch?v=34LFLakXPo4

Sem comentários: