11 março 2009

Piazzola

Ástor Piazzola nasceu em 11 de Março de 1921 (faleceu em 4 de Julho de 1992).
Faria hoje 88anos.
Músico de formação clássica, estudou aos 12 anos, quando vivia com a família em Nova Iorque com o pianista Bela Wilda (discípulo de Rachmaninov) com quem, disse, aprendeu a amar Bach.
Conhece ainda na adolescência, depois de regressar com os pais à Argentina, Carlos Gardel e nasce então a sua atracção pelo tango.
Em 1936 fixa-se em Buenos Aires onde integra orquestras de tango tocando Bandoneon. Continua os estudos de música clássica, sobretudo Bartok e Stravinsky. Em 1953 compõe a obra sinfónica "Buenos Aires", que vence um prémio nacional o que lhe possibilita uma bolsa de estudo em Paris com Nadia Boulanger. É esta célebre professora de música que o estimula a desenvolver a sua formação de compositor na área do tango e de intérprete de bandoneon.
A partir daí é um enorme caminho de sucesso e inovação, incorporando nas suas composições o jazz, a bossa nova e, mesmo, o rock.
Adios Nonino é das mais importantes composições que tem. Foi feita em homenagem ao pai Vicente "Nonino" Piazzola quando este faleceu.


Sem comentários: