01 outubro 2009

Postais de Viagem

*

Há uma praça luminosa no centro de S. Francisco, a Union Square. Pouca gente sabe a razão do nome, embora este tenha um valor simbólico para os Estados Unidos. Foi aqui se realizaram importantes comícios políticos que trouxeram apoio popular à causa do Norte, progressista, durante a Guerra Civil Americana (1861-65).Na sequência desse apoio, a Califónia juntou-se à União no combate contra as forças da Sessão.
Nessa época enfrentaram-se duas forças antagónicas: o Norte, industrializado, defensor do desenvolvimento económico e de valores que implicavam o fim da escravatura e o Sul, composto por 11 Estados, partidários do liberalismo económico e da escravatura, que declararam a secessão da União, não aceitando a eleição de Lincoln.
....
Hoje viveu-se um magnífico dia de Verão na Union Square. As esplanadas estiveram apinhadas de gente que saboreou o sol até a noite chegar, enquanto uma banda country nos deliciou com as baladas dos anos 60, distanciando-nos, por horas, de um sítio onde há um presidente com medo, um computador vigiado e não sei o quê dos mails.


* Scott McKenzie, If You Go to S. Francisco (1967)

3 comentários:

clara disse...

Que fixe, a música mais a praça!
Deixa aí a marca do marcas.
Beijinho.

A disse...

Que inveja!
Só conheço (mal) o estado de Nova Iorque...
Uma das minhas viagens de sonho é atravessar o Oeste Americano com paragem obrigatória no deserto do Mojave (sul da Califórnia).
A foto é lindíssima. Dizem que dá sorte atravessar o "Golden Gate"!Não se perde nada em experimentar. Bons passeios! :)
Sobretudo longe de cavacos, cavacas, gente encavacada...

Anónimo disse...

Gostei de te observar numa esplanada , gostei , mas também apreciei o comentário final sobre cavaquices e maçonarias oleadas !
Abraço
________ JRMARTo