09 novembro 2009

Velhos Muros


Na net encontrei este texto, bastante sugestivo.
O muro de Berlim caiu há vinte anos.
Foi pousar na Cisjordânia.

A Suprema Corte de Israel decidiu contra as autoridades israelenses de segurança em relação aos limites do muro de concreto que divide o país da Cisjordânia. Em veredicto anteontem, a Corte pediu revisão dos limites perto da aldeia de Bilin, divida em duas pelo 'muro de segurança'. A decisão ainda pode ter implicações para outras áreas próximas.
Segundo a Corte, o caminho alternativo sugerido pelo governo israelense para contornar o muro avança em grande parte por terras palestinas privadas. Além disso, não se baseia puramente em medidas de segurança, levando em consideração também planos para a construção de mais assentamentos israelenses na Cisjordânia.
As autoridades de segurança de Israel insistem, no entanto, que a barreira foi erguida para evitar ataques de homens-bomba em Israel e que seus limites foram ditados pela segurança.
Em casos anteriores, a Corte já havia apoiado peticionários palestinos e grupos de direitos humanos no esforço de redesenhar os limites, levando-os para perto da situação antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967. Atualmente, grande parte da barreira engloba assentamentos israelenses que estão fora do estabelecido em 1967. "In blog hebreu.

Sem comentários: