07 maio 2009

New Deal

Na sequência da crise de 1929 que arruinou a economia americana e, consequentemente a mundial, Franklin Roosevelt, eleito Presidente dos Estados Unidos em 1932,tomou uma série de medidas, baseado nas propostas do economista John Keynes.
Para ler e reflectir:
"Empréstimos ilimitados aos bancos para que pudessem disponibilizar uma linha de crédito controlado àqueles que tivessem em dificuldades e pudessem voltar às actividades produtivas; pagamento aos agricultores de uma indemnização que cobrisse os prejuízos com a queima do excesso de produção. Tinha por finalidade equilibrar a oferta de produtos fazendo assim os preços subirem; auxílio aos Estados, concedendo-lhes subsídios para que pudessem aumentar
os salários dos empregados e criar um seguro-desemprego. Esta medida visava fortalecer o mercado consumidor;controle da jornada de trabalho, fixando-se um salário mínimo; proibição do emprego de crianças e das horas-extras; legalização dos sindicatos, para que pudessem negociar contratos colectivos de trabalho; promoção de um amplo programa de obras públicas (estradas, portos, barragens), para dar emprego à massa de desempregados; ampliação e estatização do sistema de previdência social, ficando o governo responsável pelo amparo ao trabalhador em caso de invalidez, velhice e desemprego; controle severo sobre os preços dos produtos; cobrança de taxas sobre bebidas e sobre outros produtos supérfluos.
"

2 comentários:

Paulo disse...

Olhando agora o que se passou depois, até chegarem (nos Estados Unidos) ao ponto em que estão, bem podemos concluir que o capitalismo não tem emenda. Por outro lado, todas estas medidas (avançadíssimas nos Estados Unidos à época), algumas retomadas por Obama com muita resistência dos sectores conservadores, são hoje, na Europa, direitos políticos e sociais adquiridos, indiscutíveis, conquistados com muito esforço pelos movimentos sociais, sobretudo no pós guerra.

clara disse...

Trata-se, portanto, de um ciclo vicioso, uma guerra de preponderância de domínio das fontes de riqueza, juntamente com a especulação dos produtos financeiros.
Ler em www.eduquenet.net ,crise de 29