07 maio 2009

Polémica


Está lançada a polémica:
As associações e movimentos cívicos têm feito acusações sobre os circos que usam animais.
Dizem eles, e digo eu, já agora, que os animais selvagens não deveriam ser sujeitos à humilhação de reproduzir mimeticamente os comportamentos humanos.
Que não devem ser retirados do seu habitat natural, nem domados, sabe-se lá como, a fim de fazerem figuras tristes para gáudio da pequenada.
Claro está, o inefável Miguel Sousa Tavares tinha que vir defender essa tortura, ele que é caçador, pois claro!
Pois, se nós os comemos, tudo será permitido?
O mundo terá que mudar, também nesse aspecto. O comportamento em relação aos animais diz muito acerca de um ser humano.
Já agora, vamos pensar nisto?

2 comentários:

Anónimo disse...

No programa "Aqui e Agora" sobre os direitos dos animais estava presente o proprietário de um circo muito conhecido que teimava em afirmar que os "SEUS ANIMAIS" não sofriam maus tratos, eram muitíssimo bem cuidados e felizes!
Esse mesmo "sr" expulsou-me de um dos seus espectáculos por me ter levantado durante um dos números com elefantes ( que eram selváticamente "espetados" até sangrarem para executarem as suas habilidades, a pele do elefante não é propriamente veludo) e lhe ter chamado SELVAGEM E COBARDE!!

Isto passou-se há mais de 30 anos, verifico que o tal sr. continua a achar que os animais não sofrem... lamentavelmente desta mesma opinião foram alguns dos presentes que consideram ser os toiros insensiveís à dor provocada pelo cravar dos ferros!!!

Obrigada por ter postado este tema no seu Blog, como sempre repleto de interesse, actualidade e bom gosto.

Os amores de perfeitos de Cabanões e as marcas do Nilo trazem-me à lembrança bons momentos vividos.

Aceite um obrigada.

clara disse...

Pois, ninguém quer reconhecer que o sofrimento provocado aos animais rebaixa sobretudo o ser humano, ainda mais quando se paga para assistir.
Obrigada pelo seu testemunho.