07 abril 2009

Escolha musical

Robert Wyatt:
«É óbvio que [ao capitalismo] não interessa que toda a gente morra à fome porque aí desaparecem os consumidores. Basta que as pessoas tenham dinheiro para comprar Coca-Cola, hamburguers e discos da Britney Spears.»

Robert Wyatt, músico e cantor britânico, foi baterista e vocalista dos Soft Machine, em meados dos anos 70. Após alguns conflitos com os elementos do grupo, Wyatt decidiu criar a sua própria banda, cujas propostas eram tangentes à música instrumental. Entretanto, na sequência de um salto de uma janela de um terceiro andar, Wyatt fica paraplégico, actuando em palco, desde então, numa cadeira de rodas, atitude que lhe valeu uma guerra (ganha) com o produtor.
Por essa altura desistiu da bateria, iniciando um percurso a solo e, com uma série de músicos de estúdio, lança o aclamado álbum Rock Bottom.
Wyatt trabalhou e participou em actuações ao lado de Brian Eno, Carla Bley, David Gilmour, Björk e outros. A partir dos anos 80, as suas composições tomaram um cariz cada vez mais político e interventivo, com influências do jazz e da música africana.
Rock Bottom, Shleep e Cuckooland são considerados álbuns de culto.

Sem comentários: