20 abril 2009

Meia Pensão


CINCO AUTORES EM "REGIME DE MEIA PENSÃO" EM CINCO CAFÉS PORTUENSES (PÚBLICO)
Notícia Público
"Há um cliente especial na manhã de hoje do Café Ceuta. Sentado, de olhar fixo na agitação da rua, Pedro Eiras volta-se para o caderno e começa, num rasgo de inspiração, a escrever com destreza. Eiras é um dos criadores em Regime de Meia Pensão, um projecto de residência artística da associação cultural Arco-da-Velha. Até sábado, cinco autores portugueses vão estar instalados em cinco "cafés emblemáticos" do Porto, formando uma caricatura de uma residência real, na qual a criação completa "um viver de cama, comida e roupa lavada", explica ao PÚBLICO Marta Bernardes, uma das responsáveis pelo evento. A iniciativa visa reavivar a ligação entre a "actividade intelectual" e "um dos locais de excelência" para a discussão e o trabalho.
Alojado junto à janela do Ceuta, Pedro Eiras deixa-se imbuir pelo ambiente "ambíguo" do café - uma "tranquilidade" pautada pelo barulho, uma "solidão" acompanhada - e pela "selva urbana" que se compõe lá fora. É esse "jogo de pessoas e carros" o motor do raciocínio criativo do escritor. A estória ainda está em forma de esboço, mas já tem personagem principal: surgiu a partir do ritmo que acompanha "as pessoas a descer a rua", diz.
Os clientes que vão entrando e saindo do Café Ceuta olham timidamente este novo residente, numa "forma involuntária de intervir" na criação. A artista plástica Isabel Carvalho, no Guarany; o escritor João Gesta, na Leitaria da Quinta do Paço; o actor Jorge Andrade, no Plano B; e valter hugo mãe, no Maus Hábitos, estarão todos eles em "meia pensão". Até sábado, cada um deles vai continuar a fazer crescer as suas estórias".(Os Amigos Davenida)
( Pintura de Almada Negreiros )

3 comentários:

Marta disse...

Eu não li o Público, mas vim ler aqui!
Muito interessante, esta iniciativa.
E é na minha cidade :)

clara disse...

Marta, peço desculpa, mas fui buscar este texto ao blogue de que sou seguidora osamigosd´avenida.Como achei curioso, trouxe para aqui, mas não sei a data.Sei que é muito recente.

Marta disse...

Obrigada, Clara. Vou informar-me.