30 abril 2009

O Anjo da neve

"... É o frio, não estás realmente apertada, repetia Alice a si própria. Mas quanto mais o cume se aproximava, mais o aguilhão que trazia na bexiga penetrava na carne. Aliás, era algo mais do que isso. Desta vez ela estava prestes a não aguentar mais.
Não, é apenas o frio, não podes fazer chichi agora. Acabaste de fazer há pouco, anda lá (...).
Há mais duas estâncias antes do refúgio. Não aguento tanto tempo assim, pensou.Giuliana levantou a barra de segurança e ambas deslocaram o rabo um pouco para a frente para descerem. Quando os esquis tocaram no chão, Alice deu um impulso com a mão para se separar da cadeirinha (...).
Deslizou para a beira da pista de esqui em busca de um montinho de neve fresca onde pudesse aliviar-se (...) já não via Giuliana, por isso Giuliana não a podia ver a ela. Subiu a encosta alguns metros, pondo os esquis em espinha de peixe, como a obrigava a fazer o pai quando pôs na cabeça que tinha de a ensinar a esquiar. Para cima e para baixo na pista de esqui infantil, trinta a quarenta vezes num dia (...). Alice desapertou os esquis e deu mais alguns passos. Enterrou as botas até meio da barriga das pernas.
Finalmente estava sentada. Deixou de reter a respiração e relaxou os músculos. Uma agradável descarga eléctrica propagou-se pelo corpo todo para depois se aninhar nas pontas dos pés(...).
Aliviou-se pernas abaixo. Não chichi. Não só. Alice borrou-se toda, às nove em ponto de uma manhã de Janeiro. Borrou-se nas cuecas e nem sequer se apercebeu..."
Paolo Giordano in A solidão dos números primos, Bertrand,2009
(A adolescência e as suas dores, a solidão, a vontade de ser aceite e amado. Uma narrativa notável de um jovem escritor).

3 comentários:

clara disse...

Pois, "borrou-se", mas com muito style..

C. disse...

Ó Clara, o style só se aprende depois de algumas "borradelas". Que não sejam de medo:)
Aqui a Natureza também foi injusta prá piquena. De facto a adolescência é um mundo de perplexidades e contrariedaades. Ainda assim, acho que antes de ler o livro vou num instante...onde não posso mandar ninguém por mim:))

Paulo disse...

há em vós um leve, quase imperceptível, traço escatológico que faz com que reduzam o drama da menina a uma mera necessidade fisiológica...(quando todo o drama se centra na obrigatoriedade paterna para que aprendesse ski) na, na, na... falta-vos "style" na análise :):):)