13 abril 2009

O Aristocrata Sr.Silva

Silva (apelido)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasão de Armas da Família Silva.
Silva (apelido) é possivelmente o mais difundido apelido de família (sobrenome) nos países de língua portuguesa[carece de fontes].
A sua origem é claramente toponímica, tendo derivado diretamente da palavra latina silva que significa selva, floresta ou bosque, e tem a sua origem na Torre e Honra de Silva junto a Valença.
De facto, em Portugal, na Galiza, em Leão e nas Astúrias, existem diversas localidades cujos nomes se compõem por "Silva". É possível, porém, verificar que a popularidade deste apelido remonta ao século XVII em Portugal e também no Brasil.
A primeira linhagem que adoptou o nome Silva como apelido tem uma origem muito antiga e provém do príncipe dos Godos D. Alderedo, cujo filho, D. Guterre Alderete de Silva casou com uma descendente da nobreza da Casa Real de Aragão e é anterior à fundação da nacionalidade portuguesa, final do século X.
Acredita-se que tenha se tornado o sobrenome mais difundido no Brasil por um série de factores, como a adopção de escravos e crianças filhas de pais incógnitos.
Também foi largamente adoptado por pessoas que chegadas ao Brasil queriam começar uma nova vida, sem vínculos com o passado na Europa, aproveitando-se do relativo anonimato que o sobrenome proporcionava (e ainda proporciona).
Apesar da grande difusão na população lusófona em geral, Silva também é o nome de importantes famílias nobres, que normalmente o transportavam juntamente com outro apelido.
Também é encontrado na Espanha (com origens mais remotas do Reino de Leão) e na Itália, onde é mais comum na região da Emília e da Lombardia.
No Brasil, é muito provável que o conjunto de nome e apelido mais comum seja João da Silva, que se pode comparar a John Smith nos países de língua inglesa, Juan García nos de língua espanhola, Hans Schmidt nos de língua alemã ou a Giovanni Rossi nos de língua italiana.
Um estudo realizado com uma amostragem de 30.400 pessoas no Brasil, mostrou que 9,9% dos brasileiros têm "Silva" nos seus apelidos, seguidos por 6,1% com apelido "Santos", 5,8% com apelido "Oliveira" e 4,9% com apelido "Sousa" ou "Souza".

5 comentários:

manuela disse...

Foste rápido.
A Xica da Silva está feliz.

clara disse...

Pois é-eu já tinha lido sobre isso.
Esses aristocratas que hoje têm prosápia foram quase todos "feitos" pelos últimos reis e a troco de dinheiro, ou dádivas!

Marta disse...

Curioso!

Gostei de saber, Clara. Obrigada.

Paulo disse...

Agostinho da Silva, Vieira da Silva (a pintora),Lula da Silva, Cavaco (da) Silva,António Silva, Tony Silva, Silva Pais (brrr), Américo Silva (volta a Portugal 68, Ayrton Senna da Silva, Eusébio da Silva Ferreira....bem, não há dúvida que os Silvas alastram na sociedade como poucos. No que dá uma conversa de amigos, à volta de uma mesa de doces, em tarde de domingo de Páscoa.Bom apetite, Clarinha!

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

eu sou portuguesíssimo da silva!
Não está nos meus apelidos , mas sou silva ...:)